Na última sexta-feira no RealThaw e HotBlade 2024, vivenciou-se uma missāo de Medical Evacuation (MEDEVAC) onde para atingir o sucesso diferentes meios tiveram de operar em conjunto.
Num teatro de operações de onde resultaram diversos feridos, foi ativado o avião C-27J, da força aérea romena, para retirar civis e feridos do cenário. A acompanhar seguiram aviões de caça que garantiram o acompanhamento do voo e que as forças inimigas nāo impediam a chegada ao local.
Dentro do avião C-27J seguia, para além da equipa de MEDEVAC, uma equipa do Núcleo de Operações Táticas de Projeção (NOTP), da Força Aérea Portuguesa, responsável por apoiar as forças terrestres na recolha dos doentes e civis. Foram também responsáveis pela defesa e segurança da aeronave, inclusive durante o voo de regresso quando três civis acusaram comportamentos mais hostis.
No final a missāo foi cumprida com sucesso com o retorno de todos em segurança à Base Aérea N.º 11, em Beja.
Esta foi mais uma missāo enquadrada nos exercícios multinacionais RealThaw e HotBlade 2024, que pretendem aumentar a interoperabilidade das operações, preparando-as para os atuais teatros de conflito e missões de apoio humanitário.