Conteúdo principal

Força Aérea nas Jornadas de Stress Pós-Traumático

A Força Aérea, através do Centro de Psicologia (CPSIFA), marcou presença nas Jornadas de Stress Pós-Traumático subordinadas ao tema "A Jornada do ex-combatente: o trauma e as vivências", organizadas pela Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra.

Neste encontro, onde estiveram presentes palestrantes de diferentes fóruns civis e militares, a Tenente Psicóloga Alexandra Fonseca apresentou o trabalho desenvolvido na Avaliação Psicológica Aeromédica, enquanto medida preventiva de saúde mental dos militares navegantes.

A saúde mental e as caraterísticas de personalidade têm sido reconhecidas como importantes variáveis no sucesso do desempenho de funções no mundo da aviação. Há décadas que é documentada a relação entre o stress e o impacto na saúde física, na saúde mental e no desenvolvimento de sintomas psicológicos associados à depressão, ansiedade, ataques de pânico, adoção de comportamentos de risco (abuso de álcool, drogas), problemas familiares, entre outros.

A Avaliação Psicológica Aeromédica tem como objetivo apoiar o parecer do médico do Centro de Medicina Aeronáutica, pronunciando-se acerca do estado psicológico do pessoal navegante, procurando identificar eventuais condições psicológicas consideradas desqualificantes para o serviço aéreo. É uma avaliação diferenciada, uma vez que avalia quer a componente cognitiva quer a componente emocional, focada na vivência de fadiga, ansiedade, burnout e eventos significativos de vida.

As Jornadas de Stress Pós-Traumático decorreram no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, nos dias 15 e 16 de maio de 2024.