Conteúdo principal

P-3C nos Bálticos: monitorizados 36 mil movimentos

A Esquadra 601 – “Lobos” monitorizou 36 mil movimentos na região do Báltico, no âmbito da missão NATO Assurance Measures 2024. Entre 13 de junho e 14 de julho, 38 militares e um avião P-3C CUP+ da Força Aérea operaram a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, realizando missões de patrulhamento marítimo dos Estados do Báltico, nomeadamente Estónia, Letónia e Lituânia.

Com aquelas missões procurou-se promover a segurança da região, através da vigilância, do reconhecimento e da recolha de informação.

Durante um mês, o destacamento realizou diversas missões de monitorização de atividades marítimas, onde detetou, entre outros, submarinos da Federação Russa. Esta missão promove a segurança marítima do Mar Báltico, procurando garantir a liberdade de navegação e contribuir para a tranquilização do flanco leste da NATO.

De relembrar que, também a operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, está um destacamento da Força Aérea composto por quatro F-16M e um contingente de até 95 militares, envolvidos na missão enhanced Air Policing 2024 que decorre até ao final do mês de julho.