Em dia de Base Aberta, mais de 32 mil pessoas não perderam a oportunidade de conhecer a Base Aérea N.º 8, em Ovar, que decorreu no dia de ontem, 14 de julho. Esta foi a primeira edição do Dia de Base Aberta após a sua transformação em Base Aérea, outrora Aeródromo de Manobra N.º 1.
Como destaque do dia, 580 pessoas viveram a experiência única de voar a bordo de um avião da Força Aérea, o histórico C-130H, da Esquadra 501 – "Bisontes".
Inserida nas comemorações do 72.º Aniversário da Força Aérea, com esta iniciativa os participantes tiveram a oportunidade de ver exposições estáticas, experienciar voos em simuladores e óculos de realidade virtual e assistir a demonstrações aéreas e cinotécnicas.
Aqueles que marcaram presença conseguiram contactar de perto com o helicóptero UH-60 Black Hawk, da Esquadra 551 - "Panteras", com o avião TB-30 Epsilon, da Esquadra 101 - "Roncos" e com o UAV, da Esquadra 991 - "Harpias".
Houve ainda oportunidade para assistirem a passagens aéreas dos aviões F-16M, P-3C CUP+, TB-30 Epsilon e dos helicópteros UH-60 Black Hawk e AW119 Koala.
A próxima base a abrir à população será a Base Aérea N.º 4, nas Lajes, Açores, no dia 4 de agosto.
Consulte aqui as restantes datas.