Conteúdo principal

Museu do Ar Condecorado pelo Presidente da República

Ontem, 16 de julho, foi conferido ao Museu do Ar o título de Membro Honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.

A condecoração foi entregue ao Diretor do Museu do Ar, Coronel Mouta Raposo, na presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, bem como de antigos diretores do Museu.

Aquando da entrega da condecoração, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas referiu-se ao museu como a “morada de memórias” da História da Aeronáutica Portuguesa, realçando “a grandiosidade das máquinas voadoras que pairam no horizonte. Cada avião, cada helicóptero, cada engenho exposto neste templo de sabedoria aeronáutica é um fragmento da memória viva de todos aqueles que, com talento e dedicação, se empenharam a inovar os nossos céus o nome de uma Pátria até aos confins do mundo”.

Entre os convidados estiveram presentes o Presidente da União de Freguesias do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, o Representante do Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira e estrutura superior da Força Aérea.

Esta condecoração representa um reconhecimento significativo do papel do Museu do Ar na preservação e promoção da história da aviação em Portugal.

VEJA AS FOTOGRAFIAS