Os alunos da Academia da Força Aérea foram submetidos durante quatro dias às exigentes provas dos Exercícios Finais (EXFIN24). Realizados na Serra da Freita e na Base Aérea N.º 8, em Ovar, entre 22 a 25 de julho, estes exercícios constituíram uma oportunidade ímpar para os cadetes aplicarem e aprimorarem os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo.
Os EXFIN24 incluíram uma variedade de componentes cruciais para a formação dos futuros oficiais da Força Aérea, tais como formação militar; atividades táticas e estratégicas de defesa de uma área estratégica; técnicas de transposição de obstáculos, com exercícios de montanhismo que testaram a resistência física e a capacidade de superação dos participantes; e Comando e Liderança, com simulações e exercícios destinados a desenvolver habilidades de liderança e comando nos mais variados cenários.
Durante o terceiro dia, as Esquadras 552 e 551 desempenharam um papel essencial, colaborando na componente operacional de resgate em montanha e na extração de militares em ambiente hostil, demonstrando a coordenação e eficácia das operações aéreas em apoio às missões no terreno.
Estes exercícios contaram ainda com a participação de cadetes da Escola Naval, da Marinha, e da Academia Militar, do Exército, e de quatro países aliados – Chéquia, Letónia, Polónia e Roménia. Esta colaboração internacional enriqueceu os exercícios, permitindo o desenvolvimento de competências interculturais e a promoção da interoperabilidade entre as forças armadas dos diferentes países.
O término dos EXFIN24 foi marcado pela visita do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
Os EXFIN24 provaram ser uma valiosa oportunidade para avaliar a proficiência dos cadetes e fortalecer as competências essenciais para o desempenho das funções nos quadros permanentes da Força Aérea.