Uma aeronave da Força Aérea monitorizou um navio da Federação Russa no dia de ontem, 14 de outubro, enquanto efetuavam uma missão de rotina de monitorização na Zona Económica Exclusiva Continental, com o objetivo de assegurar a integridade e proteção do espaço marítimo sob jurisdição nacional.
O navio da classe Products Tanker, General Skobelev, foi detetado a aproximadamente 40 milhas do Cabo Carvoeiro, onde a sua atividade foi acompanhada enquanto navegava nas águas sob jurisdição nacional. Esta foi a quarta passagem deste navio pelas águas portuguesas no presente ano.
Esse tipo de missão desempenha um papel fundamental ao reforçar a vigilância do espaço estratégico, assegurando uma presença constante e atenta às movimentações na área de interesse nacional, o que, por sua vez, contribui significativamente para a segurança e proteção das águas que estão sob a responsabilidade de Portugal.
Esta foi a 22.ª missão de monitorização de navios não NATO em 2024, onde foram já acompanhados 34 navios russos e dois chineses.