Conteúdo principal

Base Aérea N.º 11 celebra Dia de Unidade

No dia de ontem, 24 de outubro, realizou-se a cerimónia do Dia de Unidade da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, que foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Eurico Craveiro.


Perante a formatura, convidados, militares e trabalhadores civis da Unidade, o Comandante Coronel João Rosa realçou que a Base Aérea N.º 11 vai continuar a trabalhar com honestidade, frontalidade, transparência e assertividade. “Se há um ano declarava a minha motivação e determinação para ajudar a Base Aérea N.º 11 a ser o seu melhor, agora, mais consciente das particularidades desta Unidade, mantenho a minha forte e firme convicção de que a BA11 irá continuar a cumprir com brilhantismo e a executar a sua missão com entusiamos e eficiência”, acrescentou.


No decorrer da cerimónia prestou-se homenagem aos militares e trabalhadores civis já falecidos, num momento marcado pela passagem aérea de uma formação de TB-30 Epsilon da Esquadra 101 – “Roncos”. O dia ficou ainda marcado pela imposição de condecorações aos militares da Base Aérea N.º 11.
A Base Aérea N.º 11, que comemora 60 anos de existência este ano, é responsável por apoiar operações da Força Aérea e de forças estrangeiras, sendo utilizada para treino, exercícios e missões militares e comerciais. Em Beja podemos encontrar a Esquadra 101 – "Roncos", que opera os aviões Epsilon TB-30, a Esquadra 552 – "Zangões", que opera os helicópteros AW119  "Koala", a Esquadra 601 – "Lobos", equipada com aviões Lockheed P-3C CUP+, e a Esquadra 506 – "Rinocerontes", que opera o avião KC-390.