Conteúdo principal

Força Aérea apoia Valência

A Força Aérea integrou a Força Conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas (FOCON) de apoio a Valência, Espanha, que partiu de Portugal hoje, 12 de novembro, ao abrigo do pedido de ajuda internacional ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

O apoio da Força Aérea é constituído por dois camiões de 18 toneladas cada um, material de apoio e uma pick up para facilitar nas deslocações. Para além da Força Aérea integram esta força conjunta 130 operacionais, divididos por militares da Força Aérea, Marinha e Exército e elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, Bombeiros Voluntários e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). 

No total, aquela força conjunta está equipada com 40 veículos, dos quais 12 veículos das Forças Armadas, designadamente duas retroescavadoras, uma bomba de esgoto alto débito, duas motobombas esgoto, duas bombas esgoto pequeno débito, uma escavadora giratória, uma pá carregadora de rodas, dois camiões de transporte de terras e um Bobcat.