A Base Aérea N.º 8 (BA8), localizada em Maceda, Ovar, celebrou o primeiro aniversário após a transformação do antigo Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1) em base aérea, com uma cerimónia militar que decorreu ontem, 27 de novembro.
Durante a cerimónia – presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Eurico Craveiro – assistiu-se às habituais rendições do Porta-Estandarte Nacional e da Unidade; momento de Homenagem aos Mortos, em honra dos militares e civis daquela unidade já falecidos; e entrega de condecorações a militares da unidade.
O Comandante da BA8, Coronel Sérgio Estrela, dirigiu palavras de união e gratidão para os militares que comanda, refindo tratarem-se de “uma família unida pela nossa missão, pela nossa honra e pelo nosso compromisso inabalável com o país”.
“Em breve, a Esquadra 551 estará a cumprir uma missão de grande importância para o nosso país, `tornar sereno e claro o ar escuro´ ao combater os incêndios que tanto ameaçam as nossas populações e os nossos recursos”, reforçou o comandante da BA8 demonstrando o orgulho nos militares que ali operam.
Recuando na história, o Aeródromo de Manobra N.° 1 teve como finalidade proporcionar facilidades de estacionamento e apoio a aviões de Patrulhamento Marítimo da NATO, em caso de guerra, durante o período da Guerra Fria.
Mais tarde, e para missões de interesse público, o AM1 acolheu o destacamento permanente da Esquadra 552 –“Zangões” para missões de Busca e Salvamento e de transporte de equipas médicas durante a recolha de órgãos para transplante, na zona norte do país.
Paralelamente foi sendo usada como base de apoio para os meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais.
Em 2023, com a chegada dos helicópteros UH-60 Black Hawk e consequente criação da Esquadra 551 - "Panteras", o Aeródromo de Manobra N.º 1 foi transformado em Base Aérea N.° 8.