No dia de hoje, 12 de dezembro, teve lugar a Cerimónia de Rendição do Comandante do Aeródromo de Trânsito N.º 1 (AT1), em Figo Maduro, num evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves.
O Tenente-Coronel, Técnico de Operações de Deteção e Conduta de Interceção, Vítor Severiano sucede no lugar ao Coronel Abel Oliveira, que já comandava aquela unidade há quatro anos.
Pela forma competente e eficiente como exerceu o comando daquela Unidade no longo período enquanto Comandante – tal como frisado em discurso pelo General CEMFA –, o Coronel Abel Oliveira foi condecorado com a Medalha de Serviços Distintos.
Empossado nas novas funções, o Tenente-Coronel Vítor Severiano discursou perante os militares e trabalhadores civis do AT1, dirigindo palavras de apreço e reiterando que podem contar “com um comando humano, mas firme, dedicado, mas disponível” e com “presença constante, com entrega total e exigência” para se alcançar os resultados pretendidos.
A missão do AT1 passa por garantir a prontidão da Esquadra 504 – “Linces”, além de outras aeronaves em trânsito, bem como o apoio logístico-administrativo das Unidades e Órgãos nela sediados.
O AT1 conta com o destacamento permanente da Esquadra 504 – “Linces”, que, através do avião Falcon 50, realiza grande parte das missões de transportes de órgãos para transplante, transportes médicos de longa distância e transporte de altas-entidades.
Sob o lema “AD MAXIMUM CUM MINIMO”, do latim “Fazer o máximo com o mínimo”, o novo Comandante mostra-se comprometido com o novo desafio e pronto para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo antecessor.