Conteúdo principal

Dia de Unidade e Rendição do Chefe do Centro de Recrutamento da Força Aérea

A cerimónia de Dia de Unidade comemorativa dos 60 anos do Centro de Recrutamento da Força Aérea (CRFA) realizou-se hoje, dia 13 de dezembro, no Lumiar. Esta cerimónia marcou também a Rendição da Chefia daquela Unidade. A Tenente-Coronel, Técnica de Manutenção de Material Aéreo, Sónia Cristina dos Santos Figueira sucede no cargo o Coronel, Técnico de Manutenção de Material Aéreo, Aires Manuel Tavares Marques, que chefiava aquela unidade desde 2019. 

O ato solene, presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, teve início com as já habituais Rendição do Porta-Estandarte da Unidade, Homenagem aos Mortos e com as Condecorações aos militares que servem na Unidade.

Seguiu-se a Rendição da Chefia do CRFA, onde o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea se dirigiu ao Chefe cessante com palavras de “elevado apreço pelo extraordinário empenho e pelos distintos resultados obtidos no decurso do comando do Centro de Recrutamento”.

“O pessoal é o recurso fundamental da Força Aérea e, por isso, muito necessitamos do Centro de Recrutamento da Força Aérea”, realçou. 

Também a nova Chefe do CRFA teve oportunidade de proferir algumas palavras de motivação aos militares que agora chefia: “foi nesta casa que entrei pela primeira vez, quando concorri à Força Aérea, em 1996, e fui muito bem recebida. Sei que as pessoas são outras, os desafios são outros e a forma de fazer o recrutamento terá de ser garantidamente diferente do que era então. Sei que juntos seremos capazes e iremos ultrapassar barreiras”, disse.

O Centro de Recrutamento da Força Aérea tem por missão proceder às operações de divulgação e de recrutamento de cidadãos com destino à prestação voluntária do serviço militar, nas suas diferentes formas, e prestar apoio administrativo e social aos militares que se encontram fora da efetividade de serviço, sempre sob o lema: “Servir Quem Servirá e Quem Serviu!”.

De hoje me diante, a chefia do CRFA vai ser da responsabilidade da Tenente-Coronel Sónia Figueira que ingressou na Força Aérea em 15 de abril de 1996.

Do seu percurso destaca-se a chefia da Área de Aprontamento da Esquadra 751, em 2007, tendo posteriormente assumido as funções de Oficial da Qualidade no Gabinete da Qualidade da Esquadra 751 e, posteriormente, coordenado a equipa que implementou o Gabinete da Qualidade e Ambiente da Base Aérea N.º 6, desempenhando funções de Oficial da Qualidade.

De janeiro de 2015 a março de 2019 esteve colocada na Repartição de Formação Militar e Técnica da Direção de Instrução.

Já em outubro de 2023 foi colocada no Gabinete Coordenador de Missão no âmbito dos Incêndios Rurais desempenhando funções de Adjunta para a Gestão de Contratos, cargo que exerceu até ao dia de hoje.