Conteúdo principal

Ação de Formação em Liderança na Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA), ao abrigo do Convénio celebrado com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), recebeu, no fim de semana de 8 e 9 de fevereiro de 2014, 21 alunos do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e das pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos e em Psicologia Positiva Aplicada, com o objetivo de participarem numa Ação de Formação em Liderança.

Este evento coordenado e organizado pelo Departamento de Ciências Militares da Direção de Ensino da AFA, espelha a excelente cooperação entre estas duas instituições de ensino superior e teve por objetivo proporcionar aos formandos do ISCSP mais-valias na compreensão e condução dos processos de liderança e de gestão de recursos humanos, potenciando o seu autoconhecimento e valorizando a sua prática profissional.

Para o efeito foram realizados diversos exercícios de campo, constituídos por tarefas destinadas à aplicação e desenvolvimento das competências pessoais de liderança. Partindo de uma filosofia de team-building, para cada exercício (missão) foi nomeado um aluno-líder que, após receber um briefing do formador, ficou responsável pela sua eficiente consecução.

Num registo complementar, e com o propósito de enriquecer ainda mais o autoconhecimento e a capacidade de decisão, foram, também, desenvolvidas as atividades de Técnicas de Transposição de Obstáculos sob a monitorização do Departamento de Educação Física e Desportos.

O encerramento desta Ação de Formação em Liderança foi presidido pelo Comandante da Academia da Força Aérea e contou com a presença do Presidente do ISCSP, Professor Doutor Manuel Meirinho. O referido evento terminou com a distribuição de certificados de presença aos participantes, tendo o sucesso deste evento ficado profusamente patente nas palavras finais de franco reconhecimento proferidas Professor Doutor Manuel Meirinho e pelo feedback recolhido junto dos formandos ao longo dos dois dias de atividade.

 
Por: RQ
ALF/RHL