Conteúdo principal

Concluído contrato entre Portugal e Roménia

No passado dia 31 de dezembro de 2024 assinalou-se a conclusão da execução do contrato, relativo à alienação de 12 aeronaves F-16 por Portugal à República da Roménia.

Recorde-se que, ao longo do período de execução, o contrato foi alvo de diversas atualizações  destinados ao fornecimento, para além das aeronaves, de outros componentes como motores, formação, apoio logístico e On-Site Support, de bens e de serviços adicionais à Roménia.

Entre estes destacaram-se, em particular, a transferência e sustentação logística de AN/ALQ-131 Electronic Countermeasures Pods, projetado para fornecer autoproteções às aeronaves contra ameaças de radar, e a instalação e sustentação de um simulador de manutenção de aeronaves F-16 (F-16 Technical Training Package).

De recordar que o sucesso de todo o processo traduziu-se na celebração de um segundo contrato, relativo à alienação adicional de cinco aeronaves F-16, incluindo motores, capacitação de manutenção de nível industrial, apoio logístico, OSS e apoio à modernização das aeronaves F-16 da Força Aérea Romena (ROAF) para a configuração M6.6.

Destaca-se, assim, o papel de Portugal, e da Força Aérea, enquanto ator primário na edificação da capacidade de Defesa Aérea da Roménia, bem como do contributo para a Defesa Coletiva e Segurança Cooperativa no âmbito da NATO.