Conteúdo principal

Dia de Unidade da Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA) assinalou ontem, 1 de fevereiro, o 47.º aniversário, num dia marcado também pelo encontro de ex-alunos daquela instituição de ensino superior militar.

As comemorações, presididas pelo Comandante da AFA, Major-General Fernando Costa, tiveram início com o tradicional Hastear da Bandeira Nacional, ficando concluído com a cerimónia militar.

Em discurso, o Comandante destacou a AFA como um Estabelecimento de Ensino Superior Militar de referência, enaltecendo os desafios enfrentados ao longo do último ano. Sublinhou ainda que a superação desses desafios foi possível graças ao empenho, dedicação e espírito de camaradagem de todo o efetivo da AFA, cuja coesão e profissionalismo permitem garantir a concretização dos objetivos delineados para o futuro.

Ao discurso seguiu-se a Homenagem Solene aos militares e trabalhadores civis da AFA já falecidos, a imposição de condecorações, a entrega de Prémios Academia da Força Aérea Ano Letivo de 2023/2024 aos alunos que se destacaram nas componentes de formação académica, militar e física, e o desfile das Forças em Parada. 

O dia foi ainda comemorado com momentos de confraternização desportiva entre o Corpo Discente e o Corpo Docente, um almoço convívio, que culminou com o simbólico corte do bolo comemorativo, e um final de comemorações com um encontro de alunos e ex-alunos para a partilha de histórias.

Fundada em 1978, a AFA tem como missão a formação dos futuros Oficiais dos Quadros Permanentes da Força Aérea, procurando constantemente elevar os padrões de ensino e qualificação. Fiéis à sua divisa, “Preparar hoje os Líderes de Amanhã”, continua a afirmar-se como uma instituição de excelência no panorama do ensino superior militar em Portugal.