Um helicóptero UH-60 Black Hawk está desde segunda-feira, 3 de fevereiro, destacado em Seia para voos de treino. Com presença até quinta-feira, a Esquadra 551 – "Panteras" está a realizar voos de qualificação de tripulação em ambiente de montanha, operando a partir do Aeródromo de Seia.
O treino visa reforçar a capacidade operacional da esquadra que foi recentemente reativada e que terá como missão no futuro o combate aos incêndios rurais.
Recorde-se que a Esquadra 551 tem vindo a realizar um rigoroso processo de treino e qualificação de tripulações para garantir que, a partir de 2026, esteja plenamente apta para realizar uma das missões mais exigentes e que implicam um risco elevado na operação. O treino de qualificação de tripulação em ambiente de montanha torna-se fundamental neste processo, uma vez que permite aos militares aprimorar técnicas essenciais para a execução de missões mais complexas em cenários mais exigentes.
Sediada na Base Aérea N.º 8, em Ovar, a Esquadra 551 foi equipada no final de 2024 com helicópteros UH-60 Black Hawk e tem como principal missão executar missões de combate a incêndios rurais e de mobilidade aérea, operando no combate aéreo e na projeção de operacionais no terreno.
O UH-60 Black Hawk é um helicóptero de médio porte, utilitário, com dois motores, transporta até 12 passageiros e suporta até 3,6 toneladas de carga.
Atualmente, Portugal já dispõe de três unidades deste modelo, aguardando-se a chegada de mais seis helicópteros nos próximos dois anos, o que vai permitir fortalecer significativamente a frota da Força Aérea.
A voar, protegemos!