Um homem de 32 anos, que seguia a bordo do navio mercante, foi ontem, dia 10 de fevereiro, resgatado por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea.
A embarcação navegava a cerca de 640 km a oeste da Ilha Terceira quando o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) recebeu o alerta de que um elemento da tripulação sofreu uma condição de saúde repentina que obrigou ao transporte urgente para uma unidade hospitalar.
O helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 - "Fénix", descolou da Base Aérea N.º 4, nas Lajes, pelas 16h45, e seguiu para a zona de operações onde se encontrava o navio mercante. No local, com ondulações de 2 metros e ventos de aproximadamente 20 km/h, a vítima foi resgatada pelo Recuperador-Salvador e a bordo do helicóptero recebeu os primeiros cuidados de saúde por parte de um enfermeiro aeronáutico da Força Aérea. Posteriormente, foi encaminhado para as Lajes, onde desembarcou para ser transportado por via terrestre para o Hospital de Santo Espírito, na Ilha Terceira.
Com cerca de quatro horas de voo, esta missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa.
De salientar que a Força Aérea é responsável por uma área de busca e salvamento de 5.816.562 km², o que corresponde a mais de metade da área do território europeu, constituindo a segunda maior zona de responsabilidade no Atlântico Norte.
Hoje, 11 de fevereiro, marcam-se os 20 anos desde que o primeiro EH-101 Merlin chegou à Força Aérea Portuguesa, tendo desde então contribuído para que muitas vidas tenham sido salvas.
A voar, protegemos!