Conteúdo principal

Força Aérea resgata tripulante de navio petroleiro

A Força Aérea resgatou um homem de 39 anos, de nacionalidade indiana, que necessitava de assistência médica urgente, quando se encontrava a bordo de um navio petroleiro. A embarcação, com pavilhão da Libéria, encontrava-se a 556 quilómetros a leste da Ilha Terceira quando foi acionado o apoio do meio aéreo da Força Aérea.

O helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 4 (BA4), Açores, pela 01h45, chegando ao local do resgate duas horas depois, onde procedeu à recuperação do tripulante. Durante o voo até Ponta Delgada, de onde foi encaminhado para uma unidade hospitalar, a vítima recebeu os primeiros cuidados de saúde pelo Enfermeiro Aeronáutico a bordo. A missão foi concluída com o regresso à BA4, totalizando a missão 4 horas e 45 minutos de voo.

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), com um empenhamento de mais de 13 horas, após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), da Marinha Portuguesa.

A Força Aérea assegura a capacidade de busca e salvamento numa área de 5.816.562 km², uma das maiores do Atlântico Norte, garantindo uma resposta rápida e eficaz a emergências no mar e em terra.

A voar, protegemos!