Conteúdo principal

Força Aérea qualifica seis novos Operadores de Defesa NRBQ

A Força Aérea promoveu a 3.ª edição do Curso de Operadores de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ), desde o dia 10 de março a 4 de abril, reforçando a sua capacidade de resposta em cenários de ameaça não-convencional.

A formação, conduzida pela Esquadrilha de Defesa NRBQ do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, resultou na qualificação de seis militares como novos Operadores de Defesa NRBQ.

Os novos operadores passam a estar aptos a integrar a Equipa de Defesa NRBQ da Força Aérea, atuando em incidentes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química.

Criada em 2021, a Equipa de Defesa NRBQ mantém um elevado estado de prontidão, tendo já levado a cabo com sucesso 207 missões operacionais. Este curso representa mais um passo no contínuo investimento da Força Aérea na especialização dos seus militares e na manutenção de uma resposta eficaz perante ameaças complexas e emergentes.