
Os militares da Força Aérea que se encontram destacados na Estónia - no âmbito da missão enhanced Air Policing (eAP25) com quatro F-16M e no contexto da missão Assurance Measures (AM25) com o P-3C CUP+ - receberam no dia 6 de maio a visita do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General José Nunes da Fonseca.
Durante a cerimónia de receção, o General Nunes da Fonseca usou da palavra para destacar o prestígio de ter duas forças nacionais no mesmo local, sublinhando que isso contribuirá, ainda mais, para “o bom nome da Força Aérea e das Forças Armadas Portuguesas”.
À chegada, o General CEMGFA foi recebido pelo Tenente-Coronel João Gonçalves, Comandante do Destacamento eAP25, pelo Major Tiago Andrade, Comandante do Destacamento AM25, e pela Major Joala Pilla, 2.ª Comandante da Base Aérea de Ämari.
Após a cerimónia, visitou o F-16M e o avião P-3C CUP+ e houve ainda lugar para um briefing de cada destacamento, no qual foram apresentadas as principais informações relativas à execução das respetivas missões nos Países Bálticos. A visita terminou com a assinatura dos Livros de Honra de ambos os destacamentos.
Recorde-se que a missão eAP25 teve início a 1 de abril e prolonga-se até ao final de julho, enquanto a missão AM25 decorreu entre 6 de abril e terminou no dia de ontem, 6 de maio.