Conteúdo principal

Força Aérea em exercício de queda de aeronave

A Força Aérea esteve empenhada esta tarde, 07 de junho, num simulacro de queda de uma aeronave que decorreu na Barrinha de Esmoriz e que envolveu um helicóptero AW119 Koala, destacado na Base Aérea N.º 8, em Ovar. 

O simulacro, denominado Plane Crash 25, encenou a queda de uma aeronave ligeira na Barrinha de Esmoriz quando se encontraria em fase de aproximação ao Aeródromo de Espinho, com quatro vítimas.

O helicóptero da Força Aérea participou na missão de resgate de uma das vítimas, que se encontrava em local de difícil acesso.

A ativação do meio aéreo foi solicitada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, tendo o AW119 Koala descolado de Ovar às 16h10 e regressado às 16h55, após concluir com sucesso a missão.

O exercício foi organizado pelo Aeródromo de Espinho em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, com o objetivo de treinar e testar os meios e procedimentos de resposta a acidentes aéreos em ambiente realista.

A participação da Força Aérea neste tipo de exercícios contribui para a permanente prontidão operacional das suas tripulações e reforça a articulação com as entidades de emergência civil.