Conteúdo principal

Fénix e Grupo de Manutenção distinguidos com louvor

A Esquadra 752 – "Fénix" e o Grupo de Manutenção Aeronáutica da Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, foram esta manhã distinguidos com um louvor pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

Através daquele reconhecimento foram destacados o “inabalável empenho, brio profissional e espírito de missão das mulheres e homens” que servem naquelas subunidades, que permitiu “superar as melhores expectativas de prontidão, possibilitando desse modo uma maior resposta em prol da população dos Açores”.

Ao longo dos últimos dois anos, desde que a Esquadra 752 foi reativada, “durante este curto período de tempo”, registaram-se “o impressionante número de mais de 450 vidas salvas, entre elas em ambiente de difícil destreza e perícia”.

Reativada a 30 de maio de 2023 e anteriormente designada "Pumas", a atual "Fénix" celebrou, no passado dia 14 de junho, 48 anos de história e dois anos desde o regresso agora com o atual cognome.

A operar o helicóptero EH-101 Merlin, a Esquadra 752 distingue-se pelo desempenho de missões de busca e salvamento, transporte aeromédico e apoio humanitário, afirmando-se como um pilar essencial da capacidade operacional da Força Aérea nos Açores.