Conteúdo principal

Cerimónia de Entrega de Chaves a Arrendatários Militares

Decorreu no dia 9 de julho a cerimónia simbólica de entrega de chaves do último concurso de atribuição de casas de renda económica promovido pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), onde militares da Força Aérea, entre militares de outros ramos, receberam formalmente as respetivas chaves.

Lançado em outubro de 2024 e sendo o quinto realizado pelo IASFA desde 2019, este foi o maior concurso de arrendamento de sempre, tanto em número de habitações como de candidatos. No total, entre 407 candidaturas para as 200 habitações de renda económica, foram atribuídas 166 casas em concurso normal.

A cerimónia, que teve lugar no Centro de Apoio Social de Lisboa, foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que, em discurso, anunciou a intenção de promover a uma alteração legislativa que permita incluir os militares em Regime de Contrato como beneficiários da Ação Social Complementar (ASC) do IASFA, medida que permitirá a esses militares acederem aos apoios sociais daquele Instituto, inclusive o acesso a habitação de renda económica. O Ministro da Defesa salientou ainda a importância do IASFA e respetiva missão, enaltecendo o trabalho realizado pelo Conselho Diretivo e pelos profissionais do Instituto. 

Entre os convidados marcaram presença o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, o Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Luís Morgado Baptista, e os vogais Paula Costa e Manuel Lopes, além de 25 arrendatários dos três ramos das Forças Armadas – entre Oficiais, Sargentos e Praças –, elementos do Conselho Consultivo do IASFA, dirigentes superiores dos organismos do Ministério da Defesa Nacional, dirigentes da associação de Moradores do Bairro Social do Alfeite, dirigentes intermédios e trabalhadores do IASFA.