Conteúdo principal

Dia Internacional das Florestas celebrado na Base Aérea N.º 6

A Base Aérea n.º 6 (BA6) organizou, no Dia Internacional das Florestas (21 de março), uma caça ao tesouro para que os seus militares possam tirar partido da vasta biodiversidade desta Unidade.

Desta forma, aliou-se a prática desportiva à efeméride assinalada. A proposta foi lançada pelo Gabinete da Qualidade e Ambiente da Unidade e a participação foi elevada.

A “Caça ao Tesouro na Floresta” exigiu que fossem percorridos cerca de 7 km, realizando pelo meio diversas atividades com atribuição de pontos às equipas participantes. Mais de três dezenas de pessoas percorreram os trilhos florestais da BA6 executando provas didáticas e lúdicas, todas sobre a temática ambiental. Algumas da sprovas consistiam em adivinhar a idade de uma árvore recorrendo à leitura dos anéis do tronco, fazer um puzzle que, completo, desenharia a floresta da BA6, fotografar ninhos da lagarta processionária, saborear chás para desvendar o seu sabor, fotografar uma ave numa árvore e uma abelha a polinizar uma flor, entre outras.

No final, vencedores e vencidos à parte, os participantes viram enriquecidos os seus conhecimentos ambientais e ficaram com a sensação de terem contribuído para que o Dia Internacional das Florestas cumpra o objetivo de fazer refletir sobre a temática.