Conteúdo principal

Encerramento da enhanced Air Policing 2025

No passado dia 31 de julho terminou a missão enhanced Air Policing 2025 (eAP25), que se realizou a partir da Base Aérea de Ämari, Estónia, entre 1 de abril e 31 de julho. 

Durante esta missão, que decorreu pela primeira vez a partir da Estónia, o destacamento da Força Aérea, composto por quatro F-16M e até 95 militares, somou mais de 20 interceções e realizou 480 horas de voo.

Os objetivos desta Força Nacional Destacada (FND) passaram pela contribuição para a defesa coletiva da NATO, garantindo 24 horas por dia, sete dias por semana, o alerta de defesa aérea, cumprindo com 100% de sucesso as missões de Policiamento Aéreo que lhe foram atribuídas.

Em simultâneo, efetuaram mais de 140 missões de treino que visaram manter as qualificações do destacamento e fortalecer a interoperabilidade com os países aliados.

A FND participou ainda em diversos exercícios NATO, tais como Ramstein Alloy, Crystal Arrow, HedgeHog, Slayer Finale, Baltops, Tartn Eagle e Calfex.

A Cerimónia de Receção da Força Nacional Destacada, realizada no dia 4 de agosto na Base Aérea N.º 5, foi presidida pelo Diretor de Operações Aéreas do Comando Aéreo, Brigadeiro-General Carlos Lourenço,  que reforçou os rasgados elogios já recebidos pelo destacamento na Cerimónia de Handover / Takeover.

O destacamento da Força Aérea representou, uma vez mais, o sentido de excelência e prontidão e o “orgulho por servir Portugal e os portugueses, cumprindo as missões onde e quando necessário”.