
A Força Aérea recebeu, no dia 14 de agosto, na Base Aérea N.º 6, no Montijo, a terceira aeronave C-130H modernizada no âmbito do processo de atualização de aviónicos, reforçando as capacidades operacionais da Esquadra 501 – “Bisontes”.
A intervenção, realizada nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., em Alverca, abrange quatro aeronaves da frota C-130H. O processo contempla alterações estruturais e uma profunda modificação nos sistemas aviónicos da aeronave, integrando um conjunto significativo de novos equipamentos, sistemas de navegação e comunicação, que resultam na transformação do cockpit da aeronave, equiparando-o ao que de mais moderno existe na aviação militar mundial.
O programa tem contado com o contributo essencial dos militares da Esquadra 501, da Esquadra de Manutenção C-130H, da Gestão do Sistema de Armas C-130H e da Autoridade Aeronáutica Nacional.
A modernização dos C-130H insere-se no programa europeu SESAR – Single European Sky ATM Research–, que visa adaptar as aeronaves às atuais exigências do espaço aéreo europeu. O objetivo passa por incrementar a segurança na circulação aérea, aumentar o volume de tráfego aéreo, reduzir custos através de uma gestão mais eficiente de rotas de voo e minimizar o impacto ambiental das operações aéreas.
Esta otimização, cofinanciada por fundos europeus, permite à Força Aérea continuar a cumprir a sua missão em teatros nacionais e internacionais, sendo que os aviões C-130H garantem o transporte aéreo quer em operações de natureza militar quer de interesse público, além de missões de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento.