Conteúdo principal

Missão cumprida: ASAREX25 chega ao fim

O maior exercício de Busca e Salvamento realizado em Portugal - ASAREX25 - terminou hoje, 12 de setembro, após cinco dias de atividades a partir da Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Ilha Terceira.

No balanço final foram registadas 22 missões em ambiente controlado, que totalizaram cerca de 40 horas de voo, envolvendo seis meios aéreos, quatro deles portugueses.

O ASAREX25 permitiu treinar e qualificar todas as entidades participantes, tanto ao nível operacional, através de treino conjunto e combinado, como também ao nível de planeamento e coordenação.

O exercício culminou com a realização de uma operação de resgaste de duas pessoas junto à baía da Praia da Vitória, onde estiveram envolvidos um helicóptero EH-101 Merlin, um helicóptero Super Puma e um navio da Marinha. Seguiu-se uma demonstração de capacidades com alguns dos meios envolvidos no exercício.

Para termina foi realizada a cerimónia de encerramento, na BA4, presidida pelo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Major-General António Moldão, que destacou o cumprimento de todas as missões com sucesso e procedeu à entrega de certificados de apreciação a todas as áreas envolvidas.

Entre 8 e 12 de setembro, militares da Força Aérea, juntamente com outras forças armadas nacionais e internacionais, forças de segurança e serviços regionais, estiveram empenhados no cumprimento da missão atribuída, planear e treinar de forma a garantir a prontidão e eficácia em situações reais nas missões Busca e Salvamento.