
A Força Aérea, através da Esquadra 752 – “Fénix”, resgatou hoje, dia 13 de setembro, um homem de 51 anos, que necessitou de assistência médica urgente enquanto caminhava na montanha do Pico.
Após pedido do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) coordenou a operação aérea do resgate ativando a tripulação do helicóptero EH-101 Merlin para realizar o resgate.
A aeronave descolou da Base Aérea N.º 4 (BA4) às 12h40 (horas locais) e chegou à zona de operações pelas 13h25. O homem, já acompanhado pelos Bombeiros da Madalena, encontrava-se a cerca de 2.150 metros de altitude, numa área de falésia com declive acentuado, o que dificultou a ação de resgate.
Apesar das condições de difícil acesso, a missão de resgate foi efetuada com sucesso, com o paciente a ser transportado para Ponta Delgada e, posteriormente, encaminhado para o Hospital Divino Espírito Santo, onde recebeu os cuidados de saúde de que necessitava.
O helicóptero EH-101 Merlin regressou às 16h45 à BA4, contando com o total de 3h35 de voo.
A Força Aérea mantém em permanência a capacidade de busca e salvamento, cobrindo uma vasta área de responsabilidade, tanto no mar como em terra, que corresponde a 5.816.562 km², uma das maiores do Atlântico Norte.
A Voar, Protegemos!