A Força Aérea premiou, no dia 06 de março de 2014, o vencedor do Concurso do Logótipo do Centenário da Aviação Militar, Rafael Fernandes. O prémio era a possibilidade de integrar, juntamente com um acompanhante por si eleito, um voo de treino numa aeronave da Força Aérea Portuguesa.
Leia aqui o relato escrito pelo Rafael, colocando-se na terceira pessoa, como se ainda não acreditasse que foi mesmo ele que foi a bordo:
“No passado dia 6 de março, na Base Aérea nº 6, no Montijo, Rafael Fernandes, vencedor do Concurso do Logótipo do Centenário da Aviação Militar, teve oportunidade, de acordo com o regulamento do mesmo, de efetuar um voo treino a bordo de um Helicóptero EH-101 “Merlin”, da Esquadra 751 – “Pumas”.
Num dia agraciado pelo bom tempo, foram apresentadas as instalações onde se encontra sediada a Esquadra 751, assim como uma breve resenha da sua história operacional. Após o briefing do plano de voo, momento então de conhecer o denominado “Rolls-Royce” dos ares, o EH-101 “Merlin”. Depois de efetuadas todas as verificações de segurança, e após uma suave descolagem, foi sobrevoada a margem sul do Tejo, até a aeronave irromper pelo mar durante algumas milhas, para permitir o treino de guincho com barco. Foi ainda possível observar o treino de guincho em escarpa, e com boia. Denota-se o sincronismo da tripulação durante a realização das manobras para efetuar as operações mencionadas, demonstrando o profissionalismo e o resultado do seu empenho para o sucesso desta esquadra, que já resgatou mais de 3000 vidas.
Ficou o sentimento de uma experiência inesquecível, e a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa, reforçando-se a opinião positiva. Resta ainda agradecer Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa, bem como à simpatia e disponibilidade dos elementos da Esquadra 751.”