Conteúdo principal

Centro de Psicologia da Força Aérea assinala 50 anos

O Centro de Psicologia da Força Aérea (CPSIFA) celebrou, no dia 25 de setembro, o seu 50.º aniversário, assinalando assim o meio século de existência, dando um contributo essencial para a segurança, desempenho e bem-estar dos militares que desempenham as suas funções diariamente da Força Aérea.

Criado em 1975, o Centro surgiu como resposta à necessidade de reduzir a taxa de atrição nos cursos de especialidade e à crescente consciência da importância de uma avaliação rigorosa dos candidatos, especialmente nas especialidades navegantes, mais em particular na especialidade de piloto-aviador.

Ao longo das décadas, o CPSIFA tem vindo a diversificar a sua atuação e a reforçar a sua especialização na área da Psicologia Aeronáutica, integrando novas metodologias e instrumentos de avaliação. Em 1998, foram introduzidos os primeiros testes psicológicos informatizados, e em 2014 foi criado o Laboratório de Psicometria Informatizada, acreditado pelo Instituto Português de Acreditação, reforçando ainda mais a credibilidade e o rigor técnico das avaliações realizadas.

Atualmente, o Centro é composto por uma equipa de 15 psicólogos militares e civis, apoiados por uma Primeiro-Sargento em funções de secretariado, desenvolvendo uma atividade abrangente que inclui seleção, formação, investigação e desenvolvimento, intervenção psicológica em crise, orientação escolar, consulta de psicologia em Centros de Saúde, apoio à “família militar” e acompanhamento operacional em cursos e tirocínios.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

Dia de Unidade do Centro de Psicologia da For?a A?rea