Terminou mais uma ronda de participações da Força Aérea Portuguesa em ambas as feiras de formação e empregabilidade, destinadas aos jovens de Norte a Sul do Pais.
Esta ronda iniciou-se com a nossa presença de 13 a 16 de março na Qualifica (EXPONOR, Porto), que adotou como tema as “Mentes Brilhantes” e que se estabeleceu como âncora da Idiot Week.
Sete anos após ter nascido, esta feira continua a demonstrar vitalidade e poder de antecipação das necessidades, tanto por parte das empresas e instituições como por parte dos jovens. O que justifica a nossa participação, que este ano contou com a presença de alguns meios, dos quais se destacam a aeronave de Defesa Aérea F-16, e o veiculo de combate a incêndios Protec-Fire.
Terminada a Qualifica, seguiu-se a Futurália (na FIL, Lisboa) de 26 a 29 de março, que este ano adotou como tema o empreendorismo. Também inovou ao proporcionar às escolas visitantes atividades paralelas, como a visita a um de quatro museus à sua escolha ou assistir a um teatro interativo.
A nossa exposição na Futurália contou com diversos meios que causaram grande impacto nos visitantes, como é o caso do avião Alpha-Jet e do helicóptero Alouette III, da Torre de Escalada, da sempre concorrida cadeira de Barany, do veículo de comunicações táticas Humvee e da viatura Protec-Fire.
Segundo dados anunciados pela FIL, esta feira contou com cerca de 64 mil visitantes, o que demonstra bem a importância que tem na zona Sul do Pais.
O balanço da nossa participação é, assim, muito positivo. A adesão e recetividade dos jovens foi significativa e produtiva. A presença neste tipo de eventos continua a ser um meio de comunicação muito eficaz para nós, uma vez que conseguimos transmitir a mensagem das valências e alternativas que a Força Aérea pode proporcionar no âmbito académico e profissional.