Conteúdo principal

Força Aérea marca presença no Segurex 2025

A Força Aérea encontra-se a participar no Segurex 2025, com uma demonstração tecnológica e operacional, que reflete o compromisso com a inovação na segurança e emergência nacional. O evento realiza-se na FIL – Feira Internacional de Lisboa, desde o passado dia 21, terminando hoje, dia 23 de outubro.

O Segurex 25 é um evento Internacional de Proteção, Segurança e Defesa, dedicado exclusivamente aos setores do Safety, Security e Defense. A presença da Força Aérea neste evento reforça o papel das Forças Armadas no apoio às missões de proteção civil e de segurança coletiva, promovendo a cooperação institucional.

Nesta edição, a Força Aérea participa com o sistema aéreo não tripulado UAVISION OGASSA OGS e estação de controlo móvel, uma solução avançada para vigilância e reconhecimento aéreo, bem como a viatura de combate a incêndios VCIA 6x6 Protect-Fire, concebida para garantir uma rápida resposta em cenários de emergência em unidade da Força Aérea. 

Complementamos a nossa presença com a equipa cinotécnica da Força Aérea, representada por dois binómios homem-cão, que evidenciam a versatilidade desta capacidade em cenários de segurança militar.

No primeiro dia do evento, o Tenente-Coronel Luís Henriques, Comandante da Esquadra 991 – "Harpias", participou nas SEGUREX TALKS, organizadas pela Escola Nacional de Bombeiros, sobre a “Utilização de UAS em missões de proteção e socorro”, contextualizando a experiência da Força Aérea na vigilância dos incêndios rurais.

No dia de ontem, 22 de outubro, também o Coronel Carlos Batalha teve uma intervenção no painel da Segurex 2025, subordinada ao tema: A ligação entre as Forças Armadas e a indústria.