Conteúdo principal

Força Aérea participa no exercício “Ocean Sky 2025”

A Força Aérea encontra-se a participar, entre os dias 17 e 24 de outubro, no exercício internacional Ocean Sky 2025, a partir da Base Aérea de Gando, em Espanha. O destacamento, composto por 57 militares e cinco aviões F-16M, vão executar várias missões de treino com outras forças.

A participação portuguesa envolve as Esquadras 201 – “Falcões” e 301 – “Jaguares”, a partir da Base Aérea de Gando, contando ainda com o apoio da Esquadra 601 – “Lobos”, que presta auxílio às duas esquadras de caça a partir de Portugal. Organizado pelo Ejército del Aire y del Espacio, o exercício reúne forças de vários países, entre os quais, além de Portugal, Alemanha, Grécia, Estados Unidos da América, Índia, Itália, França, Espanha e meios da NATO, com aviões de caças e de reabastecimento.

O Ocean Sky 2025 tem como objetivos o treino conjunto e o incremento da interoperabilidade entre as forças participantes, através da execução de diferentes tipologias de missões, como missões Defensive Counter-Air (DCA), Offensive Counter-Air (OCA), High-Value Airborne Asset (HVAA) Attack e HVAA Defense.

A participação da Força Aérea permite às esquadras de voo nacionais incrementar as oportunidades de treino, manter qualificações e aperfeiçoar táticas, técnicas e procedimentos em ambiente multinacional, contribuindo para o reforço da cooperação internacional.