Conteúdo principal

Mulher de 77 anos resgatada pela Força Aérea

A Força Aérea realizou durante o dia de hoje, 26 de outubro, o resgate de uma mulher de 77 anos que se encontrava a bordo do navio “ARTANIA”, a cerca 333 quilómetros das Lajes, na Ilha Terceira, tendo sido empenhados dois meios aéreos na missão.

Para este resgate foi empenhado um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 752 – “Fénix” e um avião C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, que acompanhou e apoiou o helicóptero durante as operações na zona do resgate devido à larga distância. 

O EH-101 Merlin descolou pelas 13h15, hora local dos Açores, em direção à zona de operações, enquanto o C-295M iniciou a missão 15 minutos depois, pelas 13h30. Após o resgate realizado em navio, a paciente foi transportada para a ilha de São Miguel, sendo posteriormente encaminhada para o hospital local, a fim de receber os tratamentos de que necessitava, após doença súbita. 

Esta missão revestiu-se de dificuldade acrescida por ter ocorrido em alto-mar e a uma distância considerável da Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, de onde descolaram os dois meios aéreos. 

No total foram realizadas 7h30 de voo pelos dois meios da Força Aérea – 3h55 pelo EH-101 Merlin e 3h35 pelo C-295M, numa missão coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), e sob coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada).

A Voar, Protegemos!