Decorreu ontem, dia 12 de novembro, a Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2025/2026 da Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra, perante uma plateia de três centenas de pessoas.
Presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, a sessão solene contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e do Comandante da AFA, Major-General Paulo Costa.
O Comandante da AFA dirigiu umas palavras, começando por agradecer o empenho de todos os elementos da Academia da Força Aérea, salientando que “cada um de vós, e todos em conjunto, são indispensáveis” ao sucesso da unidade. Desejou sorte e sucesso aos novos e atuais alunos, e incentivou os militares que entraram nos Quadros Permanentes da Força Aérea a fazer a diferença na vida da instituição, através da sua atividade diária, referindo que “a Força Aérea conta convosco”.
A tradicional lição inaugural foi proferida pela Capitão, da especialidade de Administração Aeronáutica, Mafalda Castanho, subordinada ao tema “As práticas de medição do desempenho organizacional no contexto dos paradigmas da Administração Pública: evidência nas Forças Armadas”.
Esta cerimónia simbólica não só marcou o início de mais um ano letivo como foi o momento de distinguir os alunos que no ano letivo transato terminaram o curso e ingressaram nos quadros permanentes da Força Aérea na categoria de Oficiais, recebendo as Cartas de Curso, Diplomas e Espadins. Foram também reconhecidos os alunos que mais se destacaram, através da atribuição de prémios.
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, em discurso, enalteceu o valor da AFA e sobretudo dos jovens que a compõe, afirmando que simbolizam esperança nas gerações mais jovens portuguesas e inspiração para os camaradas. Aproveitou o momento para destacar a importância dos valores e aprendizagens adquiridas, inspirando todos a manterem “os valores, princípios e a integralidade que esta Academia incutiu (...) para além do conhecimento”.

