Realizou-se, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, o ciclo de palestras da primeira edição da Pós-Graduação em Segurança de Voo - Prevenção e Investigação de Acidentes. Este ciclo, aberto ao público, marca o fim da componente de prevenção desta Pós-Graduação que será seguida da parte de Investigação de acidentes.
Ao longo destes três dias foram abordados os desafios da missão de busca e salvamento, investigação de acidentes, psiquiatria forense e foram abordados casos práticos, entre outras temáticas.
Este curso teve como objetivo proporcionar aos formandos uma adequada formação na área da Segurança de Voo, dotando-os com as competências necessárias para exercerem as mais variadas funções na estrutura de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves.
Organizado e coordenado pela Inspeção-Geral da Força Aérea (IGFA), em conjunto com a Academia da Força Aérea, a edição de 2025, contou com a presença de 29 formandos: 23 militares da Força Aérea, um militar da Marinha e cinco civis de diferentes instituições nacionais.
A IGFA tem como competências programar, coordenar e controlar as atividades de inspeção e auditoria na Força Aérea, assim como realizar, de acordo com os padrões adequados ao escalão em que se situa, os estudos, análises e inspeções e auditorias necessários à avaliação do cumprimento das leis e regulamentos em vigor, da eficácia, da pertinência e da eficiência da ação da Força Aérea em todas as suas atividades.
