A Força Aérea e a Marinha através dos seus Centros Coordenadores de Busca e Salvamento Aéreo (RCC Lajes) e Marítimo (MRCC Delgada) coordenaram. na tarde de 08 de abril de 2014, o resgate de um tripulante da embarcação de pesca BAPTISTA, de pavilhão português, que se encontrava a navegar a cerca de 75 Km a sudoeste da Ilha Terceira.
O pedido de auxílio foi recebido através da estação Porto de Abrigo, pelas 12h28, horas Locais (Açores). O MRCC Delgada contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que identificou a necessidade de evacuação do tripulante de 57 anos de nacionalidade portuguesa, solicitando ao RCC Lajes o empenhamento nesta missão dos meios aéreos ao seu dispor.
O RCC Lajes planeou, coordenou e controlou toda a operação aérea, tendo enviado para o local uma aeronave EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, com uma equipa médica do Centro de Saúde da Base Aérea Nº4 a bordo, a fim de proceder ao resgate e estabilização do tripulante.
A extração foi efetuada com sucesso pelas 14h20, tendo a aeronave aterrado no Heliporto do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em Angra do Heroísmo pelas 14H35, com o paciente a ser encaminhado para o Hospital da Ilha Terceira. A aeronave regressou depois às Lajes, onde aterrou pelas 15H00.
As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento com aproximadamente 10km/h e ondulação de 2 metros do quadrante norte.