Foram já 1282 as refeições confecionadas pela Base Aérea N.º 5, em Monte Real, Leiria, e cedidas à população. Em menor número, mas igualmente significativo, foram disponibilizadas instalações para 442 banhos quentes.
A Força Aérea mantém o empenhamento no apoio às populações afetadas pelas recentes condições meteorológicas adversas, através de retirada de pessoas em situação de perigo provocado pelas cheias, voos de reconhecimento aéreo, transporte de material por via aérea e terreste, remoção de destroços, entre outras.
Em Tancos, encontra-se empenhada uma equipa do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), apoiada por um Veículo Pesado (Unimog), com a missão primária de transportar as pessoas localizadas em zonas remotas e de difícil acesso.
Em Alcácer do Sal, militares da Base Aérea N.º 11 (BA11) realizaram missões de patrulha local, marcando a presença e a proximidade da Força Aérea junto das populações das áreas mais afetadas. O mesmo está a ser concretizado no concelho de Ourém, através de militares do Depósito-Geral de Material da Força Aérea (DGMFA) e do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA).
Em diversas freguesias do distrito de Leiria, com militares provenientes de diversas unidades da Força Aérea, procedeu-se ao corte de árvores em perigo iminente de queda, bem como à limpeza, remoção e transporte de detritos. Estas ações decorreram sob condições climatéricas particularmente exigentes, marcadas por chuva intensa e ventos fortes.
Coordenado com a Junta de Freguesia de Maceira, a Força Aérea disponibilizou um gerador de 112 kVa instalado nos Bombeiros Voluntários de Maceira, tendo o gerador que existia naquele quartel sido cedido à população de Maceira por ser de maior voltagem.
A Força Aérea continuará a acompanhar a evolução da situação, mantendo-se pronta a intervir sempre que necessário, no apoio às populações e na proteção de pessoas e bens.
