No dia de ontem, 12 de fevereiro, a Força Aérea realizou três voos de reconhecimento aéreo pelo helicóptero AW119 Koala, assegurando a monitorização das zonas norte, centro e sul, e permitindo uma avaliação contínua da situação no terreno.
No âmbito do transporte de bens essenciais, o KC-390 saiu da Base Aérea N.º 4, Ilha Terceira, com 2,2 toneladas de doações, enquanto o C-130H saiu da ilha da Madeira numa missão de transporte aéreo com 7 toneladas de bens doados pela população.
A Força Aérea mantém um empenhamento diário de 560 militares no apoio às populações afetadas, garantindo uma resposta coordenada e permanente em várias regiões do País.
No terreno, a presença da Força Aérea estende-se a diferentes pontos do País. Em Alcácer do Sal, uma equipa encontra-se empenhada na remoção de material. Em Tancos, decorrem operações de transporte de pessoas e bens. No distrito de Leiria, nomeadamente nas freguesias de Arrabal, Ortigosa, Vieira de Leiria e Marinha Grande, 110 militares apoiaram na remoção de destroços e no apoio geral à população. Em Arruda dos Vinhos, um destacamento de engenharia desenvolve trabalhos de recuperação de um troço rodoviário, evitando o isolamento das populações.
No Depósito-Geral de Material, militares da Força Aérea asseguram a receção, triagem e distribuição das doações recebidas. Já na Base Aérea N.º 5, foram disponibilizadas 86 refeições e 44 banhos, contando com o apoio de alunos da Academia da Força Aérea no encaminhamento de pessoas no interior da unidade.
Desde o início da operação, a Força Aérea contabiliza 22 voos e 53 horas de voo, tendo sido acionados todos os meios que se encontravam em prontidão. Foram ainda asseguradas 1492 refeições e 561 banhos quentes, realizados oito reabastecimentos de aeronaves em apoio à ANEPC e transportadas 131 toneladas de bens doados.
A Força Aérea permanece empenhada, 24 horas por dia, no apoio às populações, garantindo capacidade de resposta imediata e eficaz sempre que solicitada.
