A Comissão de Defesa Nacional (CDN) realizou, no dia 5 de maio de 2026, uma visita oficial à Base Aérea N.º 6 (BA6) e ao Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), no Montijo, no âmbito das suas competências de acompanhamento da realidade militar nacional.
A comitiva, recebida pela Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Sérgio da Costa Pereira, iniciou a sua visita com um briefing institucional subordinado às capacidades da Força Aérea, com particular enfoque no contributo operacional da BA6 e do CTSFA, permitindo à Comissão conhecer o papel destas unidades no apoio às operações aéreas e na preparação e treino de militares.
Os visitantes poderam ainda assistir a uma demonstração das capacidades nas áreas da Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química, do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos e das operações de busca e salvamento, destacando-se a simulação de recuperação de um náufrago com recurso a meios aéreos.
A visita permitiu dar a conhecer, de forma integrada, as capacidades da Força Aérea no domínio do treino, sobrevivência e apoio às operações, evidenciando o contributo destas unidades para a segurança e defesa nacional.

