Conteúdo principal

Fim do Curso Avançado de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas

Decorreu no período de 12 a 16 de maio de 2014, no Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) o "Primeiro Curso Avançado de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas para Países de Língua Oficial Portuguesa".

Este curso, sob a égide da Organization for the Prohibition of Chemical Weapons – OPCW, entidade agraciada com o prémio Nobel da Paz de 2013, foi especificamente endereçado à Força Aérea pela Autoridade Nacional para a Proibição das Armas Químicas (ANPAQ), órgão do Estado Português de ligação à OPCW. Foi ministrado no CTSFA pela Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (eDNRBQ).

Foi a primeira vez que este curso, de visibilidade internacional, foi ministrado em Portugal. Tal como foi a primeira vez que envolveu formandos oriundos de sete países.

Foram exploradas, em termos teóricos e com exercícios práticos, as vertentes da Deteção, Identificação e Monitorização. Deu-se especial incidência à recolha de amostras químicas, Proteção Individual, Descontaminação e elaboração de planos de contingência e gestão de incidentes químicos.

Este curso constituiu-se ainda como um fórum de troca de experiências e informação entre os participantes. A apreciação dos representantes da OPCW e Presidente da ANPAQ foi que o objetivo final tinha sido alcançado com excelentes resultados.

 

 

Por: VC
1SAR/SAS