Portugal concluiu com sucesso, e pela quarta vez, a participação na operação de policiamento aéreo dos países Bálticos. A partir de setembro e até ao final de 2018, cabe à Bélgica e à Alemanha assumir a liderança desta operação da NATO.
A cerimónia oficial da transferência do comando da operação BALTIC AIR POLICING 2018 (BAP18) realizou-se no dia 31 de agosto, na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, e contou com a presença de altas entidades, civis e militares, da Lituânia, Letónia, Estónia, Bélgica, Espanha e de Portugal. Entre estas individualidades, estiveram o Vice-Ministro da Defesa Nacional da Lituânia, Mr Vytautas Umbrasas, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Lituânia, Coronel Dainius Guzas, e o Major-General Claudio Gabellini, Allied Air Command Chief of Staff.
O Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel Nuno Monteiro da Silva, agradeceu o elevado grau de profissionalismo e a postura séria e comprometida com que os militares portugueses, sob seu comando, encararam esta missão.
“As a soldier who returned to this Air Base one more time, for the Baltic Air Policing mission, I was now given the privilege of being the DETCO leading a group of such highly motivated and professional airmen and women. Your posture inside and outside of the air base, dignified both NATO and Portugal and made me very proud of being your commander! Obrigado, thank you, and AČIŪ!“
O Major-General Claudio Gabellini, Chefe do Estado-Maior do Allied Air Command, mostrou a sua enorme satisfação pela forma dedicada e competente com que, nos últimos quatro meses, Portugal cumpriu exemplarmente a missão que lhe foi atribuída, como nação lider do Bloco 47, dando também os parabéns a todos os militares.
O Comandante do destacamento espanhol, Tenente-Coronel Maximiliano De Veas, teceu igualmente rasgados elogios à forma como ambos os destacamentos se relacionaram nesta missão, enaltecendo o enorme espirito de missão e camaradagem vivido em todo o periodo de missão.
As quatro aeronaves F-16M e parte do contingente regressaram a Portugal no dia 03 de setembro, após o Hand Over/Take Over operacional, sendo agora a Força Aérea do Reino da Bélgica, também com quatro aeronaves F-16M, a assumir a liderança do Bloco 48 do BAP18.
Nos últimos quatro meses, a Força Portuguesa foi ativada para cerca de 30 missões de alerta real, tendo sido realizadas mais de 400 horas de voo.