Nos dias 15 e 16 de dezembro a Força Aérea Portuguesa teve a oportunidade de acolher no Estado-Maior da Força Aérea a 3.ª Conferência Nacional de Ensaios Não Destrutivos (END), intitulada “Novos desafios de aplicação”, organizada pela RELACRE e pelo Fórum Setorial de Ensaios Não Destrutivos (FSEND).
Este é um tema de enorme interesse para o setor aeronáutico, onde os Ensaios Não Destrutivos têm tido um crescimento exponencial, por se tornarem essenciais para assegurar a integridade estrutural das aeronaves, motores e componentes. Como tal, fazem parte integrante dos programas de manutenção dos Sistemas de Armas da Força Aérea, contribuindo para a aeronavegabilidade continuada das aeronaves.
A sessão de abertura foi presidida pelo MGEN Tomaz Campos (diretor da Direção de Engenharia e Programas - DEP) em representação de S. Ex.ª o General CEMFA, com as presenças do Exmo. Sr. Dr. Álvaro Ribeiro (presidente da RELACRE) e do Exmo. Sr. Prof. Dr. Bento Alves (presidente do FSEND).
No âmbito da Conferência houve espaço para diversas empresas terem stands nos quais puderam expor os seus produtos e divulgarem algumas das suas capacidades. (A. Jorge Lima, Paralab, E.N.D, BTI Instruments, Izasa, Weld NDT, ISQ, Olympus, GE e T.U.V.) .
A Força Aérea também participou ativamente nesta Conferência, tendo tido a oportunidade de realizar três apresentações, nas quais militares da DEP mostraram alguns dos projetos e trabalhos realizados na Força Aérea na área dos END. A Conferência fechou com a visita às instalações de END da OGMA.
Este evento contou com a presença de 130 participantes, entre os quais 16 militares, sendo três da Força Aérea de Marrocos e os restantes da Força Aérea Portuguesa, provenientes dos laboratórios de END das Bases Aéreas, do CFMTFA, da AFA e do EMFA.