Conteúdo principal

Esquadra 751 resgata quatro pessoas em condições extremas

Cerca de 12 horas de missão, sob ventos a rondar os 90km/h e ondas de 10 metros. Foi nestas condições que a Esquadra 751 – “Pumas” resgatou, no dia 06 de maio, quatro tripulantes de um veleiro que navegava a mais de 900km a sul dos Açores.
 
A missão, em condições extremas, fez parte de uma mega operação de resgate, entre os dias 06 e 07 de maio, com vista a recuperar mais de dez pessoas, de cinco veleiros, apanhados pelas más condições meteorológicas que se faziam sentir no Atlântico-Norte.
 
Os pedidos de socorro davam conta de avarias nas embarcações e dificuldades na navegação. Na operação de salvamento, além do helicóptero EH-101 Merlin, foram empenhados dois aviões C-295M e um P-3C Cup+, bem como um C-130J da Guarda-Costeira norte-americana, que está atualmente nos Açores a participar no exercício de busca e salvamento ASAREX 15.
 
Além dos tripulantes resgatados pelos “Pumas”, outros dois náufragos foram localizados pela Esquadra 601 – "Lobos", após o veleiro onde seguiam ter naufragado. Foram auxiliados com um kit de sobrevivência lançado do P-3C Cup+ e acompanhados até à chegada do navio hospital Esperanza Del Mar. (Saiba mais sobre esta missão aqui)
 
Os restantes tripulantes foram recolhidos por embarcações que se dirigiram para o local.