Celebrou-se no dia 15 de setembro o 57.º aniversário da Estação Radar N.º2 (ER2), em Paços de Ferreira, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro.
A ER2, ao serviço desde 1958, foi criada com o objetivo de acolher a Esquadra de Deteção e Interceção N.º12, unidade de Defesa Aérea do então chamado Sistema de Alerta, mais tarde designado por GDACI (Grupo de Deteção, Alerta, Controlo de Interceção).
Hoje, enquanto elemento fundamental da componente operacional do sistema de forças nacional, a unidade é composta por 24 militares e um civil, das áreas da manutenção, da eletricidade e eletrónica, da segurança militar e prevenção de acidentes, cumprindo cabalmente a sua missão ao garantir a prontidão dos meios de vigilância e deteção para o auxilio à tomada de decisão da cadeia de comando e controlo militar.
Durante a cerimónia militar, foram condecorados seis militares com a medalha de Serviços Distintos, Medalhas de Mérito Militar e a Medalhas de Comportamento Exemplar e ainda um civil com o pergaminho da Unidade, pelos seus 25 anos de serviço.