O Coronel João Caldas assumiu o Comando da Base Aérea N.º5 (BA5), em Monte Real, substituindo o Coronel Alves Francisco, que ocupava o cargo desde outubro de 2013. A cerimónia de rendição realizou-se a 09 de outubro, por ocasião do 56.º Aniversário da Unidade.
O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, presidiu à cerimónia, na presença de altas individualidades civis e militares.
Na sequência da tomada de posse, o novo Comandante usou da palavra e garantiu que a sua carreira acabara de atingir “o apogeu”, ao ser-lhe confiado o Comando da Unidade que o viu “nascer como piloto operacional há quase um quarto de século”.
Piloto-Aviador com mais de duas mil horas de voo em aviões de combate, o Coronel João Caldas afirmou estar ciente da “exigência da missão atribuída”, quer no âmbito da segurança nacional, quer no âmbito dos compromissos internacionais estabelecidos. Sobre este último aspeto, o novo Comandante da BA5 sublinhou a prontidão permanente de uma força de F-16 para a NATO RESPONSE FORCE – NRF.
“Expresso o compromisso de dedicar todo o meu saber, empenho e determinação às funções que assumo, procurando não só corresponder e merecer a confiança depositada, mas também honrar todos os que aqui prestam serviço”, referiu.Um dos momentos da cerimónia foi reservado para homenagear os mortos da Força Aérea, seguindo-se a imposição de condecorações a alguns militares e entrega de pergaminhos comemorativos. A celebração encerrou com o desfile das forças em parada.