Cerca de 50 utentes de uma associação de saúde mental voaram num C-130 da Força Aérea Portuguesa (FA), no âmbito do “Projeto Voar Alto”, que contempla iniciativas solidárias a cargo da FA. A atividade aconteceu no dia 14 de dezembro, entre a Base Aérea N.º6 (BA6), no Montijo, e o Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro.
Os participantes, todos eles adultos, integram a Associação Comunitária de Saúde Mental e do Centro Comunitário de Saúde Mental de Odivelas. A grande maioria nunca tinha entrado num avião.
Antes da descolagem, visitaram parte da Unidade e receberam um briefing do Comandante da BA6, Coronel Temporão, que lhes deu as boas vindas e falou sobre a missão da Força Aérea.
Durante o voo, entre sorrisos e espreitadelas às nuvens, houve tempo para visitas ao cockpit e até para trocar impressões com os militares da Esquadra 501 – Bisontes.
"Estou a gostar muito de estar convosco e vou escrever isso na Novidade do Dia", confidenciou a utente Paula Fonseca.
Também o Coronel Temporão não tem dúvidas quanto ao significado deste tipo de iniciativa. "Estamos a falar de momentos que vão ficar na memória e no imaginário das pessoas para sempre. Depois é sempre gratificante ver a alegria e ouvir um obrigado”, referiu o Comandante.
O "Projeto Voar Alto" volta para o ano com mais surpresas.
O "Projeto Voar Alto" volta para o ano com mais surpresas.