Laboratório de Solos e Pavimentos (LSP)
O Laboratório de Solos e Pavimentos (LSP) tem como missão: elaborar estudos e executar ensaios relativos a solos e pavimentos a aplicar em obras da Força Aérea (FA) ou em quaisquer outros trabalhos que lhe sejam determinados pela Gestão de Topo, de forma a garantir qualidade na execução. Desde janeiro de 1996 que o Laboratório está acreditado para a realização de ensaios na sua área de atividade.
Atualmente o laboratório mantém a sua acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), através da norma NP EN ISO IEC 17025:2018, sendo este processo avaliado anualmente por auditores externos. O Sistema de Gestão implementado, no âmbito desta acreditação, monitoriza o desempenho do Laboratório na sua atividade, avaliando a capacidade do pessoal interveniente e a adequabilidade dos meios e equipamentos que lhe estão afetos.
Para além da sua atividade principal, de controlo das obras em execução na FA, o Laboratório elabora, a pedido de várias entidades civis e militares, os mais diversos estudos no âmbito da mecânica de solos e betões (de cimento e betuminosos), controlo de obras para outras entidades (quando solicitado e consoante a disponibilidade de meios), bem como ensaios de avaliação de capacidade de carga e funcional de pavimentos.
No âmbito da sua atividade o laboratório tem um papel relevante na ligação à sociedade e ao meio académico, de que são exemplo a colaboração em teses de mestrado e doutoramento de diversas instituições, a participação em comissões técnicas de normalização na área dos materiais de construção, a coordenação da implementação de ensaios interlaboratoriais a nível nacional.
De uma forma genérica, no âmbito da missão do Centro de Engenharia de Aeródromos (CEA), onde o LSP se integra, o laboratório desenvolve estudos e ensaios em quatro grandes áreas:
• Geotecnia e mecânica de solos (solos, agregados, pavimentos);
• Betões de cimento (estudos de composição e controlo de produção);
• Betões betuminosos (estudos de composição e controlo de produção);
• Solo-cimento (estudos de composição e controlo de produção);
• Avaliação de pavimentos (estrutural e funcional).