Conteúdo principal

Base Aérea N.º 1

MISSÃO

Garantir a prontidão e emprego das unidades aéreas atribuídas, a exploração dos serviços de aeródromo e a segurança militar e defesa imediata do Complexo Militar de Sintra.


COMPETÊNCIAS

a) Garantir a prontidão das unidades aéreas atribuídas;

b) Aprontar os meios aéreos afetos à missão da Academia da Força Aérea (AFA) e do Museu do Ar (MUSAR);

c) Garantir a exploração dos serviços de aeródromo;

d) Garantir a segurança interna e a defesa imediata das pessoas e meios sediados no Complexo de Sintra.

HISTÓRIA

A Base Aérea N.º 1 (BA1) está localizada na Granja do Marquês, próximo da Serra de Sintra.

As origens da Base Aérea N.º 1 remontam a 1914, após promulgação pelo Presidente da República Manuel de Arriaga, a 14 de maio, da lei que cria a Escola Aeronáutica Militar, com base em estudos efetuados pelo Aero Club de Portugal.

Esta escola, inicialmente construída em 1915, em Vila Nova da Rainha, foi transferida para a Granja do Marquês, em 05 de fevereiro de 1920, tendo o primeiro voo de instrução sido realizado a 05 de novembro do mesmo ano. A escola viu o seu nome modificado várias vezes ao longo do tempo, até que em outubro de 1939 passou a designar-se de Base Aérea N.º 1.

Foi, portanto, na Granja do Marquês, que durante longos anos se formaram os pilotos e especialistas da Força Aérea, tendo também sido nesta unidade que, até 2007, foi realizada a missão de fotografia aérea, através da utilização da aeronave Aviocar.

Após a extinção da Esquadra 102 “Panchos”, onde se formaram várias gerações de pilotos da Força Aérea na aeronave T-37 e cuja patrulha acrobática "Asas de Portugal" tão condignamente a representou, foi transferida para a BA1, em 1989, a Esquadra 101 - “Roncos”, que passou a operar a aeronave Epsilon TB-30.

Em 1993, devido a reestruturação da Força Aérea, a Esquadra 101 foi transferida para a Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, tendo regressado aos céus de Sintra em 2009, sendo transferida novamente para a BA11 no dia 1 de julho de 2020.

Na área da BA1 existem as instalações da Academia da Força Aérea e do Museu do Ar.