Conteúdo principal

Base Aérea N.º 4

Brasão

Escudo - De vermelho, açor atacante de sua cor, em ponta, ondado de prata e azul.
Divisa - Num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro: ««NÓS OUTROS, CUJA FAMA TANTO VOA»».
Coronel Aeronáutico - É de ouro, constituído por um aro liso com virolas nos bordos superior e inferior, encimado por oito pontas, das quais cinco aparentes. A ponta central e as laterais são encimadas por duas asas de águia estendidas. As pontas intermédias são encimadas por cruzes de Cristo.

 

Simbologia

O Açor - figura natural falante das armas, é alusão ao arquipélago de que faz parte a ilha Terceira local onde se situa a Base, e está em posição atacante para simbolizar a atividade da Unidade.
O Ondado - alude ao mar e à sua presença dominante.
A Divisa - «NÓS OUTROS, CUJA FAMA TANTO VOA» é arranjo do verso camoniano Canto III Estrofe 61, «DA GENTE, CUJA FAMA TANTO VOA».
Coronel Aeronáutico - é sinal distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades e Órgãos.
O vermelho - significa o ardor bélico e o ânimo para um servir abnegado e representa o fogo que deu origem às ilhas dos Açores.
O azul - simboliza o zelo e a lealdade postos no servir.